Pendentes: uma iluminação que dá mais charme à decoração
A iluminação é sem dúvida uma forma criativa e elegante de dar outra cara ao ambiente. Não é segredo nenhum que os pendentes deixam o espaço mais sofisticado por conta das luzes.
Se você quer investir nesse item decorativo e não sabe por onde começar, continue lendo este post!
O que são pendentes
As luminárias pendentes são focos de iluminação artificial, com fios longos, que ficam suspensas no ambiente. Além de elegantes, os pendentes são uma opção versátil que combina com diferentes tipos de espaço. Mas, a funcionalidade do pendente é mais relacionada à decoração.
Por isso, antes de comprar é importante saber quais modelos existem e ver qual deles se encaixa melhor com seu projeto.
Modelos de pendentes
Após a Revolução Industrial, a eletricidade ganhou mais espaço e com isso os lustres e pendentes surgiram. Os objetos tornaram-se indispensáveis na iluminação de salas, escritórios, dormitórios e demais cômodos, apresentando desde o início um design sofisticado que compunha muito bem a decoração.
São diversos modelos disponíveis no mercado, mas todos com o mesmo objetivo, iluminar e decorar. Um dos diferenciais é o modo que a luz será emitida, por isso preste muita atenção na hora de escolher. As formas de iluminação podem ser difusa, direta, indireta, com cúpulas de vidro, plástico, fibra natural e outros materiais.
Composição do ambiente
Para compor um ambiente você pode ousar da criatividade e usar um ou até mesmo vários pendentes. Os pendentes são funcionais e tornam a decoração muito mais charmosa.
Vantagens e uso de pendentes
Por conta da sua funcionalidade, os pendentes são alternativas mais bonitas para decorar e iluminar vários diferentes espaços da casa. E como dito anteriormente, são diferentes modelos disponíveis no mercado perfeitos para cada tipo de projeto.
Os locais onde mais se utiliza os pendentes, atualmente, são em hall de entrada, sala de estar e jantar. Porém, nada impede que se aplique em novos espaços, como em bancadas, próximos a painéis, entre outros. Além disso, a altura onde o pendente será instalado, varia conforme cada gosto e preferência.
Para ter uma noção melhor de como distribuir, organizar e escolher os pendentes, o recomendável é contar com o apoio de um arquiteto ou designer, ele irá desenvolver um projeto para facilitar todas as suas escolhas.
Gostou deste artigo? Quer saber mais dicas e curiosidades sobre decoração? É só acompanhar nosso blog, toda semana tem um conteúdo novo para te manter informado!