Árvore de Natal: Conheça a história e significado desse belo item
Todos os anos, em diversas partes do mundo vemos em outras casas e montamos na nossa a árvore de Natal, mas você sabe o porquê disso? Esse belo item decorativo possui uma história e significado é sobre isso que falaremos hoje. Descubra a seguir:
A árvore de Natal é sem dúvida um dos símbolos mais fortes dessa época, esperamos por meses para montá-la, colocar enfeites de diferentes tipos como bolas e laços além de luzes e, com isso, sentir o verdadeiro espírito de Natal chegando. No entanto, poucos sabem como a tradição de usar árvores para decorar os lares nesta data chegou e o que representa.
Conheça a origem da Árvore de Natal
A tradição de usar árvores para decorar a casa nos leva diretamente à antiguidade.
Povos como os Egípcios, romanos, celtas e até os vikings deixaram vestígios de que já faziam uso de árvores dentro de suas casas
O item costumava ser usado como decoração no solstício de inverno, simbolizavam que, ao final da estação, o sol voltaria a aparecer, da mesma forma que as plantas cresceriam.
Apesar disso, e de já serem utilizadas muito antes, foi somente por volta de 1500 que a árvore se tornou um símbolo natalino cristão.
Alguns historiadores, inclusive, associam e atribuem a tradição à Martinho Lutero.
Era comum na época que os germânicos, decorassem suas casas com pirâmides de madeira além de folhas de árvores e, segundo conta a lenda, ao fazer caminhadas em meio a floresta, Lutero teria ficado encantado ao ver um pinheiro coberto com a neve sob o brilho das estrelas do céu.
Ao retornar para sua casa, teria tentado reproduzir o que havia visto aos seus familiares, usando galhos de um pinheiro, algodões para decorá-los como a neve na floresta, além de algumas velas para simular a luz das estrelas.
A tradição então teria se espalhado por toda Europa, principalmente após a divulgação de uma ilustração em 1846 da rainha Victória e do príncipe Albert, onde estavam junto de seus filhos envolta de uma bela árvore com presentes embaixo.
Em nosso país, o costume apareceu no começo do século XX.
Montagem da árvore de Natal
No Brasil, existe a tradição que indica o quarto domingo antes do Natal como o ideal para montá-la, isto é, no início do advento, que é o primeiro tempo do Ano litúrgico.
Para os cristão representa um período de preparação, expectativa e muita alegria para a data que é celebrada o Nascimento de Jesus Cristo.
Nos Estados Unidos, diferente daqui, existe o costume de começar a montar a árvore de Natal após o Dia de Ação de Graças, celebrado no país de maneira muito significativa, que ocorre na 4ª quinta-feira do mês de Novembro.
A outra diferença está na montagem da árvore que, ao invés de no mesmo dia, deve ser montada por etapas.
O dia 17 de dezembro simboliza a chegada do momento em que os preparativos finais da árvore devem ser feitos e por fim, no dia 24 ela deve ser finalizada.
O dia de desmontá-la é o mesmo, no Dia de Reis (6), o qual representa a data que os reis magos teriam chego para conhecer Jesus Cristo e presenteá-lo.
Já conhecia sobre essa curiosa e interessante história que trouxe a árvore de Natal para a decoração desse período?
Compartilhe conosco nos comentário e lembre-se:
Ao precisar de itens como Papais Noeis, árvores prontas, renas e belos esquilos para trazer o doce e alegre espírito do Natal para sua casa, conte com as peças de qualidade da Luxe Decorações!