Luxe Decorações Logo

Luxe Decorações

A Luxe existe devido a essência da palavra EXCLUSIVIDADE, atendendo seus clientes com projetos diferenciados e produtos de extrema qualidade e beleza exatamente do jeitinho que você merece

  /  Sem categoria   /  Tipos de cubas: Conheça os principais e indicações de uso
Photo by R ARCHITECTURE on Unsplash - Tipos de Cubas

Tipos de cubas: Conheça os principais e indicações de uso

Hoje, mais do que nunca, podemos contar com diversos tipos de cubas quando o assunto é revitalização ou desenvolvimento de um projeto de lavabo ou sala de banho. Nesse contexto, muitas dúvidas podem surgir:

Qual a melhor opção para meu espaço?

Pensando nisso, preparamos para você um prático guia com indicações que lhe ajudarão em sua escolha para evitar arrependimentos.

Vamos lá?

Algo inegável em todos os lares e ambientes corporativos é que o banheiro é um dos cômodos mais utilizados. Devido a isso, ao construí-los ou reformá-los é preciso bastante atenção para agregar ao cômodo, além de um visual que converse com o estilo e preferências dos moradores ou executivos que ali trabalham, funcionalidade e também segurança.

Existem diversos tipos de cubas no mercado hoje, com distintos tamanhos e também materiais, além de suas especificações técnicas. Conhecer essas diferenças torna-se essencial para acertar a opção. Mas não se preocupe que lhe ajudamos com isso!

Atentando-se às dimensões mais indicadas

Altura

Quando o assunto é a altura, indica-se que a soma dos itens cuba mais bancada e móvel, tenham em torno de 85 cm e 92 cm. É o que indica Neufert, que aborda as medidas e padrões para projetos.

Profundidade

Quando falamos em bancada para banheiro, o ideal é que a profundidade tenha aproximadamente 50 cm. Definido isso, passamos para a dimensão que terá a cuba.

É importante lembrar-se nesse ponto que a ergonomia e espaço de circulação no ambiente não deverão ser comprometidos. Por isso, deve-se levar em conta o espaço de abertura de portas e gavetas, por exemplo.

E tem mais!

Lembre-se de deixar uma área de pelo menos 5 cm entre o fim da sua cuba e o frontão, esse espaço garantirá que a limpeza seja feita sem grandes problemas.

No caso das torneiras com acionamento na parte inferior e que necessitarão de instalação na parede atrás da cuba, indicamos então, o dobro de espaço (10 cm mínimo). 

Dica extra:

Fora seguir as recomendações aqui indicadas para espaço entre cuba e frontão, é sempre recomendado ainda contar com os fornecedores da bancada para especificações de uso e cuidados com o material.

Muitos podem ter propensão a manchas como é o caso de muitas pedras naturais ou ainda sintéticas, por exemplificação e, por isso, essa dica não deve ser deixada de lado!

Largura

Hoje você encontra opções de cubas que atendam lavabos e salas de banho tanto grandes como pequenas. Nesse caso, é importante meditar sobre a funcionalidade deste espaço no futuro.

Será necessário mais espaço de bancada ou uma estreita já é suficiente?

Em um lavabo, por exemplo, é possível deixar somente um espaço estreito para sabão, hidratante de mãos e aromatizador de ambientes. Já se a prioridade for preservar espaço num banheiro para adição de bandejas com produtos de skin care ou maquiagem, já é preferível que se opte por uma cuba menor e bancada mais ampla.

Cuba ampla - Photo by Sidekix Media on Unsplash

A prioridade aqui é não ocasionar complicações no dia a dia.

Se for preciso fazer a barba diariamente no cômodo, por exemplo, uma cuba estilo “tanque” com bastante espaço pode ser a melhor escolha.

Cada projeto possui sua distinta necessidade, a qual nunca deve passar despercebida.

Cubas e fabricantes de bancadas

Em diversas situações contaremos com um fornecedor para a bancada e outro diferente para a cuba. Se esse for o caso, é bem importante que você envie a cuba para a empresa responsável pela bancada. Dessa forma, você garantirá que os furos de instalação sejam feitos de forma correta.

Fazer esse procedimento direto na obra pode até ser uma prática comum, porém, o risco de ocasionar danos ao material é bem maior.

Principais tipos de cuba

Pensando nos principais tipos de cubas disponíveis para compra no mercado, preparamos hoje dicas técnicas para ajudar você a escolher o melhor tipo para seu projeto. Acompanhe!

Cuba de apoio

As cubas de apoio, categorizam-se por aquelas que ficam completamente em cima das bancadas. Elas podem ser encontradas em diversos formatos, tamanhos e ainda cores. Para angariar estilo ao seu espaço, opte por aquelas que destaquem-se e possuam um diferencial a mais. Dessa maneira ela poderá ser uma protagonista no ambiente.

Mas atenção ao escolher esse tipo de cuba!

Pelo tamanho final do conjunto cuba + bancada é essencial atentar-se à altura ideal. Caso contrário o uso no dia a dia poderá ser desconfortável pela altura muito elevada.

Cuba de embutir

As cubas de embutir são um clássico que nunca saem de moda, conhecidas por agregar um visual mais clean e delicado aos espaços, são caracterizadas por ficar completamente embaixo da bancada.

Por serem mais profundas, necessitam que a bancada tenha um tamanho suficiente para comportá-las, o que pode muitas vezes significar uma maior que do que as que receberam as cubas de apoio, por exemplo.

Cubas de modelo de sobrepor

As cubas de sobrepor são caracterizadas por ficarem com somente uma borda apoiada na bancada. Elas costumam ter um visual mais clean e estão entre os modelos de apoio (que ficam totalmente apoiadas na bancada) e as de embutir. No entanto, diferente das de embutir, costumam ocupar menor espaço do móvel da bancada e são encaixáveis ao invés de coladas.

A dica extra para esse opcional é utilizar torneiras de bica baixa!

Cubas de semi-encaixe

Planeja um banheiro ou lavabo com metragem reduzida e por essa razão, necessita otimizar o espaço ao máximo possível? 

Então uma excelente escolha para seu projeto pode ser uma cuba de semi-encaixe.

 A parte de trás é fixada e a da frente, fica mais aparente e, por isso, ganha maior evidência.

Nessa opção, as laterais da bancada ficarão com uma profundidade menor o que contribui muito com a circulação do local, bem como com a abertura de portas.

Para esse tipo de cuba é importante que a saia da bancada tenha no mínimo a mesma altura da borda da cuba para que a louça tenha um bom suporte e o conjunto, um bom acabamento!

Outra indicação refere-se ao encaixe da peça na cuba. Leve o item imprescindivelmente ao fornecedor responsável pela bancada.

Suspensa

Nesse opcional não é necessário possuir uma bancada. Em grande parte dos casos é fixada diretamente na parede, salvo as de drywall que necessitam de verificação se suportam ou não o peso da peça escolhida.

Trata-se de uma opção muito aderida tanto em residências como em espaços comerciais, e nesses, principalmente, constituem muitas vezes os banheiros acessíveis, por permitirem espaço livre abaixo da cuba para o encaixe de uma cadeira de rodas, por exemplo.

De piso

Se o desejo é compor um espaço com pegada moderna e minimal, a cuba de piso pode ser a escolha ideal!

Entre seu principal destaque em relação aos outros tipos de cuba, está o fato de não necessitar de apoio de paredes, o que permite o desenvolvimento de projetos únicos, bastante distantes ao padrão que estamos acostumados a ver nas diferentes salas de banho.

Em relação aos espaços de armazenamento, diferente do que se imagina, é possível sim utilizar armários na área inferior as cubas de piso, no entanto, indicamos investir em armários superiores, prateleiras ou ainda nichos para composições diferenciadas.

Torneira mais indicadas para esse tipo de cuba

 Podem ser usadas torneiras de parede (que são o mais comum), teto ou mesmo de piso. E no caso de ela conter uma mesa/espécie de cuba para apoio, pode-se também utilizar uma torneira sobre a bancada. Nesse caso, é indicado uma torneira de bica baixa.

E lembre-se:

Por ter um ponto de esgoto no piso, diferente dos tradicionais que costumam ficar na parede, é importante avisar previamente o profissional responsável pela parte hidráulica da obra, a fim de que seja realizada de maneira correta, evitando assim, transtornos e refações.  

Gostou dessas dicas? Qual sua preferência quando o assunto são tipos de cubas? 

Compartilhe conosco nos comentários!

Comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.